terça-feira, 10 de março de 2009

Eu Sou (Osho)

Onde quer que você esteja, relembre de si mesmo,
que você é. Essa consciência de que você é deve tornar-se uma
continuidade. Não seu nome, sua nacionalidade. Essas coisas são fúteis,
absolutamente inúteis. Basta lembrar-se que: Eu sou. Isso não pode ser
esquecido. Caminhando, sentado, comendo, falando, lembre-se de que: Eu sou.

Isso será muito difícil, bem árduo. No começo
você continuará esquecendo: só haverá uns momentos quando você se
sentirá iluminado, então isso desaparece. Mas não se sinta miserável; mesmo
uns poucos momentos são muito.
Continue, sempre quando você puder lembrar novamente segure o fio.
Quando você esquecer, não se preocupe, lembre-se de novo, e aos poucos
os intervalos
diminuirão, os intervalos começarão a desaparecer, uma
continuidade irá surgir.

E quando sua consciência se tornar contínua, você não precisa usar a mente.
Assim não há nenhum planejamento, desse modo você age a partir de sua
consciência,
não a partir de sua mente. Portanto não há nenhuma necessidade de
qualquer desculpa, nenhuma necessidade de dar qualquer explicação.
Assim você é o que quer que você seja; não há nada para esconder. O que
quer que você seja, você
é.
Você não pode fazer mais coisa alguma. Você só pode ficar num estado de
contínua lembrança. Através dessa lembrança, dessa mentalidade, surge a
autêntica religião, surge a autêntica moralidade.

Isso é o que
os Hindus chamam de auto-lembranç a, o que Buda chamou de mentalidade
correta, o que Gurdjieff costumava chamar auto-relembrar, o que
Krishnamurti chama de consciência. Essa é a parte mais
substancial da
meditação, lembrar-se que: Eu sou..

Você
não precisa repeti-lo na mente, “Estou caminhando”. Se você repeti-lo,
isso não é lembrança. Você precisa estar não verbalmente cônscio de que
‘Estou caminhando, estou comendo, estou falando, estou escutando’.. O
que quer que você faça, o ‘Eu’ interior não deve ser esquecido; isso
deve permanecer.

Isso não é auto-consciência. Isso é consciência do
eu. Auto-consciência é ego. Consciência do eu é asmita...pureza, somente
estar cônscio de que ‘Eu sou’.

Geralmente,
sua consciência está dirigida para o objeto. Você olha para mim: toda
sua consciência se move na minha direção como uma flecha. Mas você está
flechado em direção a mim. Auto-lembranç a significa que você precisa ter
uma dupla-flecha: um lado dela mostrando-se a mim, outro lado mostrando-se a
você. Uma dupla-flecha é
auto-lembranç a.


Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário