segunda-feira, 27 de abril de 2009

SEXO É FUNDAMENTAL

(GILBERTO CABEGGI)

Digam o quiserem. Mas não dá para negar que uma das coisas mais importantes, senão a mais importante, de um relacionamento de casal é o sexo.

Sei que isso que digo pode parecer tendencioso, ou mesmo limitado, mas experimente perguntar a quem quer que seja o que o sexo representa na vida dele... Você vai se surpreender com as respostas. Muitos dirão que sexo não é o mais importante; mas por trás dessa resposta você vai perceber uma ponta de frustração. Outros dirão que sexo é a melhor coisa do mundo. Mas poucos dirão isso com total satisfação – antes, a maioria irá afirmar isso com um desejo reprimido, sonhando com "como seria bom se isso fosse verdade na minha vida!"

A verdade é que sexo é algo maravilhoso na vida da gente. Mas são raros os que o vivem plenamente e tiram dele toda a grandeza que ele tem, toda a satisfação, toda a vivência e toda a compreensão do que ele significa e representa em nossa vida.

Os problemas começam no fato de homens e mulheres encararem o sexo de maneira diferente. A necessidade de satisfação sexual dos homens difere fundamentalmente das necessidades das mulheres. Não me perguntem como isso funciona, cientificamente falando. Eu não sei dizer. Mas a verdade é que existem diferenças, não só físicas, mas principalmente emocionais e culturais entre as maneiras que o homem e a mulher encaram o sexo. E isso gera frustrações em ambos – e muitas vezes até compromete a relação, principalmente quando o casal não procura um entendimento dessas diferenças.

Se olharmos apenas para o lado da procriação, na natureza o papel do homem é de conquistar, enquanto o da mulher é o de seduzir. Mas hoje, com todo o contexto em que estamos vivendo, o homem tem cada vez menos ânimo para conquistar e a mulher cada vez menos intenção de seduzir. E o sexo fica reduzido a momentos de explosão, em que os dois, homem e mulher, não podem conter o desejo e, assim, se entregam a uma relação rápida, sem profundidade, apenas para "aliviar a tensão sexual". Isso quando não procuram um parceiro errado, apenas para dar vazão ao desejo, de maneira mecânica, o que realmente só piora a situação: frustra e não satisfaz.

O que se está perdendo com isso é a comunhão através do sexo. A união suprema entre dois seres, duas almas, que precisam se entregar uma à outra de modo mais autêntico, mais sincero, mais amoroso e profundo, para se darem a chance de se conhecer mais profundamente e viver mais plenamente sua união.

No dia-a-dia de hoje, homens têm cada vez menos tempo para se dedicar à relação de casal, devido ao excesso de envolvimento com problemas profissionais. E mulheres têm cada vez menos tempo para seu companheiro, porque, além do cuidado com os filhos e com a casa, também se lançam a desafios profissionais cada vez maiores. Resultado: não há mais intimidade na vida do casal e o companheiro, ou a companheira, é sempre jogado para segundo plano, ficando esquecido em um canto de nossas vidas, como se não tivesse a menor importância.

E onde o sexo entra nessa história? É simples: quando o companheiro não é valorizado na nossa vida, perdemos o respeito e o interesse por ele. E o sexo cai, então, naquele esquema de "transar apenas para extravasar o tesão". E isso frustra e aumenta ainda mais a nossa sensação de não sermos valorizados por quem amamos.

Mas, onde fica o sexo com amor nessa história? Aquele sexo verdadeiro, que une o casal, que amplia o afeto, que molda um relacionamento saudável, que une os companheiros em corpo, mente e alma?

Sexo é importante? Diga, então, se você acha que não é... Mas antes responda a uma pergunta simples: você já teve o prazer de se relacionar sexualmente com alguém de maneira que tudo à sua volta pareceu desaparecer e, depois da relação, você sentiu que amava aquela pessoa mais ainda do que antes?

Dê uma olhada em um texto que recebi de um amigo, falando do sexo verdadeiro, do sexo essencial, do sexo divino:

Seu corpo se une ao meu
E todas as coisas ao redor se apagam.
Tudo o mais deixa de ter importância...
Somos só você e eu.

Sexo com amor é uma bênção divina.
É a porta para um paraíso
Que está além da nossa compreensão...
Pode ser alcançado, vivido, mas não compreendido.

Quando seu corpo se une ao meu,
Isso é apenas o começo
De uma união maior...
São nossas almas que se unem
E se encontram em um mundo
Que pertence somente a nós dois.

Quando nossos corpos em êxtase se unem,
Nossas almas se fundem
E nos tornamos um só...
Duas metades de uma mesma alma,
Que voltam a se completar...
Então, entendemos e vivemos o paraíso.

Sexo, com amor, é uma bênção divina,
Mas apenas os que descobrem isso,
E acreditam nisso, podem vivenciá-la.

Amar, acima de tudo, quando se faz sexo...
Ou simplesmente "fazer amor",
Como se costuma dizer...

É nesses momentos que a união de almas gêmeas
Se manifesta de maneira mais profunda,
Ampliando a significação
Do que é ser feliz. (Ionaz)

Quero convidar você a pensar um pouco sobre tudo isso. No mínimo, o sexo bem praticado, praticado com amor, calma, respeito, admiração e deleite, é uma oportunidade única de você estar com seu companheiro "realmente a sós". É uma chance de deixar as atribulações do dia-a-dia do lado de fora e ficar somente vocês dois, num ambiente só de vocês, onde tudo o que existe de importante é o seu companheiro. É uma oportunidade maravilhosa de se sentir valorizado e de fazer com que seu companheiro se sinta valorizado. É a chance de vocês sentirem que são alguém com quem alguém realmente se importa, porque existe entre vocês um amor mais profundo.

Mais que isso, o sexo, nessas condições amorosas, de doação – e nunca de manipulação do companheiro – é a chance que temos de elevar a nossa alma a um patamar de felicidade que não atingiríamos em nenhuma outra condição.

Você concorda comigo? Ou será que você ainda pensa que sexo é apenas para procriação? Que Deus nos colocou à disposição um envolvimento tão intenso e maravilhoso apenas para que não deixássemos de dar continuidade à nossa espécie?

Por isso tudo, concordo plenamente com nosso amigo Ionaz: o sexo é divino!

Sexo bem praticado, feito com amor, carinho e envolvimento, começa com a excitação e a união dos corpos, passa pelo turvamento dos pensamentos – porém, com a iluminação da mente; e se completa com uma fusão de almas. E cada um dos parceiros emerge dessa relação mais amoroso, amando mais e sendo mais amado pelo companheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário