quarta-feira, 31 de março de 2010

A Felicidade

Fernando e eu queremos oferecer o texto de hoje para o pessoal de Guanambi-BA que participaram do nosso grupo de Constelações Familiares e também para o pessoal das empresas que participaram do World Café. Muito obrigado pelo carinho e pela atenção com que nos receberam. Quem quiser ouvir nossa entrevista na Rádio local basta acessar:

http://www.falavc.com.br/index.php?lk=7&id=1377

http://www.falavc.com.br/?lk=7&id=1399



A Felicidade
::Bert Hellinger::
(trecho do livro "Conflito e Paz - uma resposta")

Nada é mais difícil de suportar do que a felicidade. Muitos suportam facilmente a desgraça; não porém, a felicidade. Os infelizes, em sua maioria, sentem-se ligados à própria família por sua própria infelicidade. Sentem-se inocentes e com boa consciência, e isso é um grande consolo em sua desgraça. Inversamente, quem está feliz enquanto pessoas de sua família estão sofrendo, costuma sentir a consciência pesada. Então faz todo o possível para voltar a ser infeliz, e acaba ficando feliz na desgraça.
Assim, quando alguém está feliz ou obteve alguma vantagem, ao mesmo tempo que outros em volta dele estão infelizes ou ficaram em desvantagem, ele se sente culpado em relação a eles. E também se sente culpado em relação ao destino ou a Deus. Quando alguém fica feliz porque se curou de uma doença grave, o que faz ele se for devoto? Oferece a Deus um sacrifício para pagar por sua felicidade. Muita gente acha que sua felicidade será tanto maior quanto mais ele pague por ela. Nunca pude confirmar a verdade dessa crença. Quem paga muito perdeu muito mas dificilmente ganhou algo, exceto sua sensação de inocência.
O que se deve fazer então para conservar a felicidade? Primeiro, é preciso agradecer, pois a felicidade geralmente não é merecida. Ela é uma dádiva. Aceitá-la simplesmente como tal, sem contrapartida, é difícil para nós. Mas é mais fácil aceitá-la quando o fazemos com gratidão.
Para que ousemos conservar a felicidade precisamos fazer algo mais: que os outros compartilhem dela. Quando passamos um pouco de felicidade adiante deixamos também felizes outras pessoas. Assim a felicidade aumenta e pode permanecer. Esse é um de seus segredos.
Quando numa família um filho é deficiente e os outros são sadios, muitas vezes os filhos sadios não se dão o direito de assumir a própria felicidade, sendo o irmão tão doente. Pensam que ele ficará melhor se eles também adoecerem ou ficarem limitados, achando melhor haver dois infelizes do que um só.
Qual seria a solução neste caso? Que os irmãos digam ao irmão deficiente: “você é doente e nós somos sãos. Temos essa vantagem sobre você. Faremos algo de grande com nossa saúde e lhe daremos parte nisso. Quando você precisar, mais tarde, estaremos prontos para ajudá-lo.” Então o irmão deficiente também fica feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário