quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

11. Amor perante a despedida

::Bert Hellinger::



Dois anos atrás esteve em um workshop um casal idoso. O homem tinha câncer com metástase e os dois tinham mais de 70 anos. Eles queriam constelar comigo a sua família. Eu pedi que viessem até mim e se sentassem ao meu lado, primeiro o homem e o lado dele a mulher. Então disse a eles: toda relação termina, ela existe apenas durante um tempo e chega a hora na qual precisamos nos despedir um do outro. Durante a relação nós nos exercitamos nesta despedida. Cada crise em uma relação de casal nos força a nos despedirmos de algo. Afinal. A relação de casal é sempre uma relação perante o morrer. Todo esse empreendimento – relação de casal – existe apenas porque a morte existe. Os pais têm filhos para que a vida prossiga, quando morrerem. O seu amor é sempre um amor perante a despedida e ela é dolorosa.

Mas nessa despedida algo especial está oculto. Quando vemos que uma relação é apenas uma relação temporária, então o tempo, com o qual somos presenteados, torna-se precioso. Quando isso é reconhecido e apreciado, a relação atinge uma profundeza especial. Então eu disse a esse casal: agora chegou a hora da despedida. A mulher chorava muito. Eu a convidei a olhar nos olhos do marido e a dizer: “Eu permaneço enquanto me é permitido. Eu amo você enquanto me é permitido. Eu cuido de você enquanto me é permitido.” E o homem olhou nos olhos de sua mulher e lhe disse: “Eu permaneço com você enquanto me é permitido.” De repente vimos um amor imenso entre os dois, a profundeza de um amor, raramente vista.

Assim, podemos transformar nossa tristeza em um amor muito especial. O companheiro também sente dor quando vê a dor no outro. E quando os dois dizem: “Eu permaneço com você enquanto me é permitido. Eu amo você enquanto me é permitido”, eles se curvam diante de algo maior, algo que está para além do amor e da vida, e o amor que sentem um pelo outro se torna especialmente precioso.


Atenção: Infelizmente nosso especial Relacionamento de casal está chegando ao fim. Amanhã postarei o último e mais importante dos textos -"Reverência perante a vida"- para fecharmos com chave de ouro esse ciclo! Aguardo a visita vocês amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário