sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

8. Vínculos

::Bert Hellinger::



Através da consumação sexual, isto é, a partir da plena consumação sexual – e isso significa a consumação e todos os seus riscos – forma-se um vínculo entre o homem e a mulher que é indissolúvel. Agora, talvez alguns vão dizer: isso é um ensinamento católico. Não se trata disso, pois o vínculo também se forma fora do casamento.

Então, não é o casamento que é indissolúvel e, sim, o vínculo entre um casal que se abriu para a consumação sexual, que é indissolúvel. Pode-se ver isso através do efeito. Após isso o casal não se separa mais. Quando eles se separam, podem fazer isso somente com muita dor e com um sentimento de culpa. Ninguém sai de um vínculo dessa qualidade sem culpa. Por isso o primeiro vínculo é o mais profundo.

Vínculos e amor não são a mesma coisa. Mais tarde alguém pode se envolver com um outro parceiro. Nessa relação o amor pode ser maior, o vinculo porém, é menor. Quando se separam, isso ocorre com menos dor e menos sentimento de culpa. Quando existe uma terceira, uma quarta relação, o vinculo se torna cada vez menor. Eles podem separar-se com mais facilidade. Após um tempo, a capacidade de se vincular praticamente se desperdiçou. Isso cessa.

Quando alguém se separa de forma leviana, então, mais tarde um filho se pune. Isso pode chegar a tal ponto que um filho se suicida como expiação para uma separação leviana. Não se deve brincar com isso.



Atenção para a próxima postagem 22/02/2011 - Texto: Separação com amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário