terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

9. Separação com amor

::Bert Hellinger::



Pergunta: Qual é a forma melhor e mais saudável de terminar um relacionamento?

Hellinger: Essa é uma pergunta importante. Tenho para isso um procedimento.

O primeiro ponto seria não procurar pela culpa, como se algo fosse depender da boa ou má vontade de cada um. Vimos aqui quantas influências do passado atuam (aqui ele fala dos laços familiares em que estamos emaranhados), e que cada um muitas vezes não sabe o que o impulsiona. Às vezes faço com um casal que quer ou precisa separar-se um pequeno exercício. Eu conto a eles uma história.

Um homem e uma mulher seguem felizes o seu caminho. A sua mochila está carregada de coisas boas e eles passam por jardins em flor e árvores repletas de frutos maduros. O sol brilha – e eles estão felizes. Então o seu caminho os conduz para uma montanha, as coisas se tornam mais difíceis e parte dos mantimentos que eles levaram é usada. No meio do caminho um dos dois se senta e está exausto. O outro ainda continua um pouquinho, então também os seus mantimentos acabam e ele se senta. Os dois olham para o vale, onde tudo foi tão bom – e começam a chorar.

O luto possibilita a separação, simplesmente a dor de não terem conseguido possibilita a separação. Então não existem mais acusações, apenas a dor. Através da dor podem se separar, mas podem se encontrar mais uma vez e se olhar nos olhos. Então o homem diz à mulher e a mulher ao homem: “Eu amei você muito e você me deu muito. Mantenho isso com amor e respeito. Também dei muito e você pode mantê-lo e respeitá-lo e lembrar-se disso com amor.” Depois o homem diz à mulher e a mulher ao homem: “Assumo a minha parte da responsabilidade por aquilo que não deu certo entre nós e deixo você com a sua parte. E agora deixo você em paz.” Este é um modelo para uma separação amororosa.


Atenção para a próxima postagem 23/02/2011 - Texto: Ausência

Nenhum comentário:

Postar um comentário